Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2011

A Pororoca


Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio. Existem várias explicações para este fenômeno, mas a principal diz que sua causa deve-se à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.

Na região Amazônica, ocorre esta elevação de água que chega a 6 metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Pode-se prever a pororoca com duas horas de antecedência, pois a força da água vinda da cabeceira provoca um barulho muito forte e inconfundível.

Momentos antes de sua chegada cessa o barulho e então reina o silêncio. Este é o sinal de que é melhor procurar um local seguro para que a força da água não cause nenhum estrago.

Um comentário:

  1. Karuê, eu acho muito lindo a pororoca, já vi pela televisão, também acredito sim que tem a ver com fases da lua, são quatro os elementos da terra, nada está em nosso planeta por acaso, gostaria de estar mais próxima e poder sentir melhor as maravilhas da natureza, mas confesso que tenho um pouco de receio...beijos meu anjo.

    ResponderExcluir