Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

SANTARÉM (PA) - A cidade do encontro das águas


Santarém é um dos municípios mais importantes do estado e dono de belezas naturais únicas. Bem na frente da cidade um fenômeno que encanta visitantes e que surpreende os filhos desta terra: o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas.
A pérola do Tapajós fica no coração da floresta, no encontro dos rios Amazonas e Tapajós. O espetáculo da natureza acontece tão próximo às margens que é possível assistir da orla da cidade.
Em quase toda a extensão da orla de Santarém ficam atracadas centenas de embarcações à espera dos turistas. Mas antes de chegar ao encontro dos dois rios, é possível apreciar a Ilha do Meio, formada há cerca de 15 anos pela correnteza dos rios. Hoje o local tem vegetação e até moradores. Nas margens muitas palafitas e as deslumbrantes vitórias-régias.

A partir de um ponto, próximo a Ilha do Meio, os dois rios passam a seguir caminho juntos sem se misturar. A densidade das águas e a temperatura tentam explicar o fenômeno.

De um lado a água verde-esmeralda do Tapajós e do outro a barrenta do Amazonas.

Um comentário:

  1. Que lindo!!!...Como é a natureza, de um lado nos exuberante e fascinante e de outro nos deixa amedrontados, segredos que somente Deus sabe...beijos amiguinha querida que tanto nos ensina.

    ResponderExcluir